TRÊS TURMAS DO PROGRAMA NEGÓCIO CERTO RURAL ESTÃO EM ANDAMENTO NA
REGIONAL SANTA INÊS.
O Sebrae em parceria com o Serviço
Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está possibilitando, por meio do
Programa Negócio Certo Rural, que diversas famílias de municípios do interior
do estado se capacitem para administrarem seus negócios no campo.
Na regional de Santa Inês,
atualmente três turmas do Programa Negócio Certo Rural (NCR) estão em
andamento, nos municípios de Zé Doca, Nunes Freire e Viana e recentemente foram
concluídas as capacitações em Arari, Viana e Matinha. Todo conteúdo é
voltado aos pequenos produtores rurais e suas famílias e utiliza ferramentas
simples de gestão, para que eles possam desenvolver e melhor administrar suas
pequenas propriedades rurais.
A maioria dos participantes do NCR
cultiva hortaliças, cria frango caipira ou peixe em cativeiro e tira desse
trabalho a renda que mantem a família, como o Jorge Daniel Ribeiro, presidente
da Associação dos Produtores Rurais de Cacoal, uma comunidade quilombola na
zona rural de Viana, ele fez questão de enfatizar que se inscreveu porque
acredita que esse é o melhor caminho para melhorar a atividade e ter
resultados. “Já participei de outras capacitações oferecidas pelo Sebrae e
aprendi muito, inclusive hoje sou fornecedor de produtos para merenda escolar,
por conta de cursos que me prepararam para isso”, enfatizou.
Presente no lançamento de mais uma
turma do programa em Viana, que aconteceu no último dia 20, a coordenadora do
NCR, Agriciomar Melo, ressaltou a importância de preparar os produtores rurais
para trabalhar nos seus negócios.
De acordo com o gerente da
regional do Sebrae em Santa Inês, Aluizio Muniz, também presente no lançamento
da nova turma do programa em Viana, os resultados têm sido animadores. “Até o
final do ano vamos capacitar 13 turmas do Negócio Certo Rural só em municípios
da nossa Regional. Estamos satisfeitos porque essa metodologia está dando certo
no setor rural, uma vez que trabalha tanto a gestão de produção, quanto a
comercialização e desperta no dono da propriedade o espirito empreendedor, onde
ele passa a buscar resultados levando em conta a qualidade e a produtividade do
pequeno negócio”, conclui Muniz.
Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
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