CÂMARA DO MUNICÍPIO TINHA INFORMADO QUE HAVIA 11 CARGOS DE VEREADOR, MAS SÓ HÁ NOVE.
A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça Eleitoral determinou, nesta segunda-feira, 11, a retotalização de votos das eleições do Município de Buritirana por conta de um erro no número de cadeiras para o cargo de vereador. A cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, só pode ter nove vereadores de acordo com a legislação vigente, no entanto, a Câmara informou erroneamente que haveria 11 cargos para o posto de representante do Legislativo Municipal.
A decisão foi motivada após uma representação do promotor eleitoral Ossian Bezerra Pinho Filho. O juiz da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão deferiu, em caráter liminar, a retotalização dos votos das eleições do Município. De acordo com a Constituição Federal só são permitidos nove vereadores para cidades com até 15 mil habitantes.
Com base nos dados do censo de 2022, que apontam uma população de 12.918 pessoas, o Ministério Público solicitou o “recálculo dos coeficientes eleitoral e partidário” para o cargo de vereador, ajustando todas as fórmulas matemáticas ao número correto de nove cadeiras. A decisão também determina a divulgação de um novo resultado com os vereadores eleitos, em conformidade com o parâmetro constitucional, visando evitar diplomação e gastos públicos indevidos.
“Os
resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
respectivos ao censo demográfico realizado no ano de 2022 revelaram que o
município de Buritirana apresentou decréscimo em seu contingente populacional
quando em comparação com a pesquisa efetuada no ano de 2010 e eventuais
projeções que ampararam as eleições municipais de 2020. Reflexo imediato dessa
diminuição populacional é a constatação de que o número de vagas na Câmara
Municipal é superior àquele definido na Constituição Federal para municípios
com o quantitativo de habitantes observado”, destaca o promotor de justiça
Ossian Bezerra.
Redação: Iane
Carolina (CCOM MPMA)
Nenhum comentário :
Postar um comentário