O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(IMPA), divulgou na última semana o resultado da Olimpíada Brasileira de
Matemática (Obmep) 2018. A rede estadual de ensino conquistou 21 medalhas
e 200 menções honrosas na maior olimpíada estudantil do país. Entre as medalhas
estão 2 de ouro, 1 de prata e 18 de bronze.
Este ano, mais de 18 milhões de alunos participaram da Olimpíada. Os
medalhistas de ouro da rede estadual, são: Lucas Almeida Oliveira, do Colégio
Militar Tiradentes II, de Imperatriz, e Eduardo Silva Feitosa da Unidade
Integrada Didácio Santos, em Balsas.
Colégio Militar
Tiradentes I
O Colégio Militar Tiradentes I, em São Luís, obteve o maior número de
medalhas entre as escolas da rede estadual de ensino. A escola inscreveu cerca
de 700 estudantes na Obmep, desses 35 passaram para a final. Cinco conquistaram
medalhas de bronze, além de 26 menções honrosas.
Os medalhistas são: David Willian da Silva, de 14 anos – 9º ano do
Ensino Fundamental; Pedro Henrique Pereira da Silva, 12 anos – 7º ano do Ensino
Fundamental; Lia Renata Collins da Silva, de 13 anos – 8º ano do Ensino
Fundamental; Danyelle Magalhaes Machado, de 13 anos – 8º ano do Ensino
Fundamental; e João Guilherme Veloso de Oliveira, de 12 anos – 6º ano do Ensino
Fundamental.
“É uma importância muito grande para nós aprimorarmos os nossos
conhecimentos. Além disso tem a iniciação cientifica”, disse David Willian, que
ganha medalha pelo terceiro ano consecutivo.
“O mais legal é ser reconhecido na escola por meu esforço, como um aluno
dedicado”, destacou Pedro Henrique.“Eu confesso que não esperava porque a prova
estava muito difícil, mas, quando veio o bronze eu fiquei muito feliz e grata”,
disse Lia Renata Collins da Silva.
“Eu só tenho a agradecer a minha família, pelo apoio, aos professores
pelo trabalho. E eu estou muito feliz”, disse Danyelle Magalhães. “Significa
resultado de muito esforço, muito estudo. É a primeira vez que eu participo e
agora eu quero ouro, no próximo ano”, João Guilherme.
Os campeões foram orientados por um time de professores apaixonados por
Matemática, uma de suas paixões. Anderson Humberto dos Santos Sousa, Maria do
Socorro Sampaio Gonçalves, Emerson de Jesus, Régia Cristina e Luís Henrique
Melo de Matos Júnior. Para eles as premiações são resultado de um trabalho
conjunto.
“Isso é um trabalho compartilhado entre os professores e a gestão da
escola. Por meio de um plano pedagógico anual, nós trabalhamos para melhorar o
ensino e a aprendizagem, e sempre temos um foco na Obmep, que é muito
importante para nós. Nas férias nós fazemos um trabalho especifico com os
alunos que desejam participar da competição estudantil”, destacou o professor
Anderson Humberto dos Santos Sousa.
“Esse resultado estimula os alunos a gostarem mais da Matemática, a
tirarem aquela aversão que eles têm em relação a esse componente curricular.
Aqui eles são preparados para competir, e principalmente para a vida”, destacou
a professora Maria do Socorro Sampaio Gonçalves.
“Ser medalhista na Obmep é alcançar um objetivo, ajudar o aluno a abrir
seus horizontes para a vida, a gostar da Matemática e quem sabe se tornar um
profissional voltado para essa área”, disse Emerson de Jesus.
“O trabalho da escola é muito bom, também em relação à Obmep. Os alunos
são preparados no dia a dia, durante as aulas. Quem vai para a segunda etapa
tem reforço muito importante para que possam competir de igual”, disse a
professora Régia Cristina.
“Esse resultado envolve não só o professor de Matemática, é coletivo,
todos os professores têm participação nesse resultado, entender e interpretar
uma questão de matemática, por exemplo, exige conhecimento de Língua
Portuguesa. Esse resultado aumenta a responsabilidade de todos”, disse.
“Nossa participação foi bastante exitosa, nós tivemos cinco medalhas de
bronze, vinte e três menções honrosas, fruto de um trabalho articulado, um
planejamento estratégico bem pensado junto aos nossos professores, uma
motivação intensa junto aos nossos alunos e a vitória sempre chega. O
importante é isso, ter estratégias diferenciadas para que a gente possa conversar
com os pais dos nossos alunos, conversar com os nossos alunos da motivação que
é a educação no nosso estado. Estamos muito felizes de poder representar o
estado do Maranhão em destaque no nosso país”, revelou Yeda Sá Malta, gestora
pedagógica do Colégio Militar Tiradentes.
Aos estudantes medalhistas será oferecida a oportunidade de participar
do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr – OBMEP), que inclui o
recebimento de uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). Em caso de vacância de bolsas, a critério da coordenação do
PIC-Jr, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido
Menção Honrosa e que esteja matriculado no ensino público.
A Obemep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um
projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado
pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da
Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do
Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e
Comunicações (MCTIC).
Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar
talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o
estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação
básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter
acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e
incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas,
entre outros.
Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
Fotos: Antônio Martins
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