Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), na tarde desta segunda feria (26) iniciou o trabalho de busca por abrigos e captura de morcegos hematófagos, transmissor do vírus da raiva bovina, em uma fazenda na zona rural de Olho d’Água das Cunhãs MA. O trabalho foi realizada por uma equipe especializada na captura do animal e contou com o apoio de Everton Veras, técnico de fiscalização agropecuária, responsável pela unidade da Aged no município. As Equipes do Blog do Antônio Filho e Rádio Redação FM, irão acompanhar o trabalho de captura dos morcegos.
A primeira etapa, foi realizada por volta das 16:h30, os profissionais da aged irão retorna no período da tarde hoje (27) e realizar um novo trabalho de captura dos animais na mesma fazenda e em outras que ficam próximas, todas as fazendas ficam na BR316, trecho dos povoados, Lombada, Taboca, Zé Chicão, Telêmacos, Setúbal dos Barreiros e ainda no Povoado Alto Bonito que pertence ao município de Bom LugarMA.
As ações de busca ativa, cadastramento e monitoramento de abrigos de morcegos acontecem como parte do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), que padroniza as medidas de controle da doença e promove a capacitação permanente dos profissionais que as executam.
São com ações como essas que a vigilância em propriedades rurais executam um excelente trabalho de prevenção da raiva transmitida por morcegos hematófagos.
Entenda o caso
Entenda o caso
Foi o dono da
propriedade que comunicou á unidade local da aged sobre o caso, desde fevereiro
deste ano, cinco animais morreram com sintomas da doença, o sexto animal
apresentou o sintomas e responsável procurou, Everton Veras, técnico
de fiscalização agropecuária, o profissional esteve na fazenda dia
05/08, o animal que apresentava o sintomas de raiva bovina teve que
ser abatido, foi retirado o cérebro e encaminhado para exames laboratoriais na
UEMA em São Luís MA.
Parte da população olhodaguense, durante a semana, diminuiu o consumo da carne de gado, até nos pontos que vendem o tradicional churrasquinho, amentou a procura por carne de porco e frango aumentou.
A secretaria municipal de saúde está acompanhando de perto e realizando um trabalho em parceria com a Aged e secretaria de estado da saúde através da unidade regional de Bacabal.
Nenhum comentário :
Postar um comentário