SEGUNDO ESTIMATIVAS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DA EMBRAPA, A ÁREA PLANTADA NA REGIÃO DO MATOPIBA DEVE SUPERAR OS 9 MILHÕES DE HECTARES ATÉ 2030
O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) apresentou emenda à proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 em benefício da construção do trecho ferroviário Alto Parnaíba – Balsas / Balsas – Porto Franco. A LDO, que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do Orçamento no ano seguinte, deve ser votada pelo plenário do Congresso Nacional nesta quarta-feira (16).
“Essa ferrovia é de extrema
importância para o Maranhão e para a fronteira agrícola do Matopiba, que também
compreende terras de Tocantins, Piauí e Bahia. As emendas à LDO, diferentemente
das emendas orçamentárias, não têm execução garantida. Mas fazer essa sugestão
é um primeiro passo para destacar que se trata de uma obra fundamental e para
garantir recursos no Orçamento”, justifica Juscelino Filho.
Segundo
estimativas do Ministério da Agricultura e da Embrapa, a área plantada na
região do Matopiba deve superar os 9 milhões de hectares até 2030. Já a
produção de grãos vai atingir 33 milhões de toneladas, podendo ultrapassar os
40 milhões. “O novo ramal se ligará à Ferrovia Norte-Sul, facilitando o
escoamento pelo nosso Porto de Itaqui e, no futuro, até pelos de Bacarena (PA),
Pecém (CE) e Suape (PE)”, acrescenta o deputado do DEM.
A
ferrovia entre Porto Franco e Balsas já esteve no Plano de Aceleração do
Crescimento (PAC) e, atualmente, está no Plano Plurianual do Governo Federal
(PPA) 2020-2023. Em agosto, a bancada federal maranhense cobrou do ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que os recursos da renovação contratual da
Estrada de Ferro Carajás (EFC) pela Vale S/A sejam utilizados na construção
desse e de outro trecho, de Alcântara a Alto Alegre do Pindaré.
“Naquela ocasião, o ministro
Tarcísio colocou para nós que parceiros privados poderiam dar andamento a esses
empreendimentos. Se isso acontecer, vamos brigar para que a renovação da EFC
gere investimentos em outras obras estruturantes no Maranhão. Nosso estado
ainda carece de muitos recursos para melhorarmos a infraestrutura de maneira
mais robusta”, explica o deputado Juscelino Filho.
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